Alberto Serra
Agostinho Alberto Carvalho Serra
Nasceu em Barcelos no dia 6 de Outubro de 1957. Iniciou a sua actividade profissional como animador cultural em finais dos anos 70. Foi fundador e actor do grupo de teatro de amadores "A Capoeira", Barcelos. Fundou o jornal "Barcelos Popular", foi director e animador profissional do Centro Cultural Regional de Santarém nos anos 80, actor profissional da Companhia de Teatro de Santarém e passou a integrar os quadros do jornal "Ó Ribatejo".
Em meados dos anos 80 regressou ao Norte, foi jornalista no diário bracarense Correio do Minho e director de informação da Rádio Antena Minho, tendo sido convidado para integrar os quadros da Rádio Nova.
Alberto Serra foi fundador e jornalista da TSF Porto, colaborador da RTP Porto e fundador e jornalista da SIC Porto.
Em finais dos anos 90, regressou a Lisboa e integrou a equipa da Grande Reportagem da RTP, recebendo vários prémios de reportagem.
A partir de 2001 voltou ao Porto e passou a integrar a redacção da RTP/Porto. Realizou diversos documentários para o Porto 2001: "Guilhermina Suggia", "Ópera Woizeck" em Aldoar, "O traço do arquitecto Souto Moura". Dedica-se especialmente a reportagens de índole cultural e actualmente pertence à equipa nacional "Em Reportagem" da RTP.
Organiza e participa em recitais de poesia em diversos pontos do país, sendo o principal programador do evento anual "A Poesia Está Na Rua" promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso.
Publica o seu primeiro livro de poesia em Junho de 2006, pela editora "Afrontamento".