Elsa Serra
Contadora (narradora) de Histórias desde 1999. Co-fundadora da Associação Histórias Desenhadas e projecto Clic, onde tem desenvolvido, enquanto animadora e contadora de histórias, ateliês de escrita criativa e de expressão dramática desde 1999. Trabalhou com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, Centro Nacional de Cultura e diversas Bibliotecas Municipais, Câmaras Municipais e Escolas, etc.
Ganhou o Prémio Especial, Cuento con mención especial del III concurso Internacional Cuento en Corto: "A História da Velha" concurso organizado por Red Internacional de CuentaCuentos.
Participa como Contadora de Histórias nas XII Palavras Andarilhas, Beja, Setembro de 2012. Foi como contadora de história e oradora representar Portugal no Salão do Livro de Guarulhos, São Paulo, Brasil, em Maio de 2012.
Em Fevereiro de 2012 dá início ao Projecto Contalá – Para Navegar num Mar de histórias, www.contala.net site sobre livros de literatura infantil com vídeo - book’s.
Publica o seu terceiro livro, intitulado “Ungali”, pela Porto Editora, em Janeiro de 2012.
Publicou o livro “Quero ser Escritor – Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos), pela Oficina do Livro, Outubro de 2007.
2010/2014, Coordenadora Pedagógica e Dinamizadora das Sexta Mágicas uma Parceria Santa Casa Misericórdia e Centro Nacional de Cultura, e do Chiado Chiadinho uma parceria Centro Nacional da Cultura e a Cultura Solidária.
Desde 2010 é Formadora da Oficina de Contadores de Histórias e de Ateliers de escrita criativa para crianças e adolescentes na Escola Escrever Escrever. Formadora do Curso de Contadores de Histórias, na Escola Evoé, desde o ano lectivo 2011/2012 e 2012/2013.
Colabora desde 2010 com a Livraria Cabeçudos, como contadora de Histórias.
Responsável por Conteúdos e locução no site Cata Livros, 2010/2011.
Foi responsável pela animação cultural da livraria infantil Pequeno Herói, em Lisboa, onde contava histórias com regularidade semanal.
Representou Portugal no 11º Encontro de Contadores de Histórias na Feira do Livro de Buenos Aires - Argentina, 2006.
Publicou dois livros infantis: O Senhor das Barbas Brancas, 2003; A Lua Ensonada, 2004. Trabalha desde 2001 com a DGLB – Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas - no programa de Itinerância de Promoção da Leitura.”
Andando de Norte a Sul do País com formações e sessões de Contadores de Histórias.
3º ano da Licenciatura de Educação/Leitura na Universidade Aberta.
Curso de Formação Pedagógica para Formadores.
Curso de Monitores de Expressão Dramática - João Mota, Fundação Calouste Gulbenkian.
Curso de Escrita Criativa - Margarida Fonseca Santos, Centro Nacional de Cultura.
Curso de Escrita Criativa/ Teatro - Luís Mourão, Teatro da Trindade.
Trabalhou como actriz e produtora em vários espectáculos e animações. Curso de Gestão das Artes da Convenção Teatral Europeia.
Fez estágio no Grupo de Teatro Meia Preta.
Curso de Expressão Circense/Teatro - Chapitô. 1987/1990