Fernando Albuquerque
Fernando Albuquerque Costa é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa e licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma Universidade, onde foi docente e investigador entre 1988 e 2009. A partir de 2010 exerce funções de Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Integra o Grupo de Investigação Educação, Tecnologia e Sociedade, da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Lisboa. Tendo trabalhado desde o início da atividade académica na área do Currículo e da Avaliação, dedicou-se, a partir de meados dos anos 90, às questões mais diretamente relacionadas com a utilização das tecnologias digitais em contexto educativo.
Coordenou a nível nacional diferentes projetos europeus nesta área, nomeadamente os projetos PEDACTICE (1997-2000), sobre avaliação de software multimédia educativo, IPETCCO (2001-2004), sobre inovação das práticas pedagógicas, DIGIFOLIO (2005-2008), sobre portefólios electrónicos e desenvolvimento profissional de professores, TACCLE2 (Teachers' Aids on Creating Content for Learning Environments) (2011-2014), dedicado ao desenvolvimento de recursos e materiais de suporte à atividade dos professores para estímulo da aprendizagem com tecnologias.
Para o Ministério da Educação de Portugal coordenou a equipa interuniversitária responsável pelo estudo sobre as Competências TIC de docentes e não docentes (2008/2009)) e a equipa de especialistas responsável pela elaboração das Metas de Aprendizagem na área das TIC (2010) e o Ensino a Distância para a Itinerância (2010-2013).
Mais recentemente, coordenou o Projeto escol@digit@l (2012-2015), um projeto de investigação-ação com o propósito de compreender os processos de mudança em direção a uma escola do Século XXI, e o Projeto LIDIA (Literacia Digital de Adultos) resultante do Prémio atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Rede TIC e Sociedade) à proposta de extensão do trabalho desenvolvido no seio do Projeto TACCLE2. O prémio veio permitir estender o trabalho realizado, desta feita produzindo atividades para formadores e visando a inclusão digital de adultos.
Integrou o Conselho Científico do Observatório do Plano Tecnológico da Educação, da Universidade Católica Portuguesa, e foi responsável pela criação do Portal Aprender Com Tecnologias, um portal pioneiro dedicado, desde 2002, às questões relacionadas com a utilização das TIC para fins educativos.
Editou várias obras e tem dezenas de artigos publicados sobre a problemática do ensino e da aprendizagem com tecnologias e da formação de professores nesse domínio. É diretor-adjunto e cofundador da Revista Educação, Formação e Tecnologias e integra os corpos editoriais de outras revistas científicas como a Digital Education Review ou a E-Curriculum.
Coordena o Curso de Mestrado em Educação, na área de Educação e Tecnologias Digitais e é responsável por diferentes disciplinas relacionadas com tecnologias e aprendizagem na Licenciatura em Ciências da Educação e nos Cursos de Mestrado e de Doutoramento em Educação, na área das Tecnologias em Educação.
Presentemente, coordena o projeto Amadora Aprender Digital (2016-2019), projeto de investigação-ação com o propósito de estimular o uso de tecnologias digitais em escolas do 1.º Ciclo do concelho da Amadora.