Victor Pinho
Victor Manuel Martins Pinho da Silva. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela mesma Universidade.
Bibliotecário Municipal, dirige a Biblioteca Municipal de Barcelos há 33 anos, tendo proferido diversas conferências sobre Leitura Pública e História Local. Tem sido responsável pela organização de várias exposições documentais e iconográficas e pela elaboração dos textos e selecção das imagens, bem como autor dos respectivos catálogos.
No âmbito da promoção da leitura, tem trazido a Barcelos os grandes nomes da literatura nacional e coordena diversas actividades de animação da leitura para os diferentes públicos.
Tem sido incansável ainda no apoio e divulgação das obras dos autores locais, quer adquirindo os seus livros, quer dinamizando atividades de leitura.
É autor de diversos trabalhos de História Local, a maior parte dos quais publicados na “Barcelos Revista” e nos jornais “A Voz do Minho” e “Jornal de Barcelos”, sendo coordenador científico dos fascículos sobre as freguesias que este último jornal vem publicando.
É autor do livro “Dicionário de Barcelenses” e co-autor do livro “D. José Domenech: defensor do trabalho e prestante cidadão”, em que divulga a vida e obra deste industrial espanhol de serração de madeiras e que contribuiu para a fixação, em Barcelos, de muitos cidadãos espanhóis.
Em fase de paginação, encontra-se o livro “Teatro Gil Vicente um Século de Histórias” que retrata o panorama cultural barcelense nos séculos XIX e XX, antes da fundação do teatro Gil Vicente e depois da sua inauguração em 31 de Julho de 1902.
É Presidente da Assembleia Geral da Tertúlia Barcelense, membro do Rotary Club de Barcelos e foi Presidente do Definitório (Conselho Fiscal) da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, da Provedoria do Dr. António Pedras e Vice-Provedor da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz de Barcelos, da Provedoria do Dr. Vale Ferreira.